Gestão de custos: O que é, para que serve e qual sua importância
- Lima & Mendes Consultoria
- 23 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2024
O que toda empresa e os administradores almejam é a lucratividade e rentabilidade de suas operações, pensando nisso é fundamental antes de mais nada, ter o controle de tudo aquilo que está sendo investido.
Por Ed Lima | Sócio na LIMA & MENDES CONSULTORIA

Primeiramente é primordial entender o que é custo, muitas pessoas não sabem diferenciar o que é custo e o que é despesa.
Custo basicamente é todo gasto que é ligado diretamente a atividade fim da empresa, seja na aquisição de insumos, desenvolvimento de um produto ou na contratação de mão de obra. Despesas por outro lado, são todos os outros gastos relativos a manutenção desta atividade, como por exemplo: compra de materiais de escritório, conta de água e compras de materiais de limpeza (desde que não sejam utilizadas diretamente para a atividade fim).
Sem um controle de custos efetivo, dificilmente o valor de venda será desenvolvido corretamente, um erro comum de muitas empresas, por vezes, está em querer vender algo pelo preço de mercado sendo que estas poderiam ter um preço muito mais atrativo, ou ainda, descontinuar um produto decorrente de custos elevados. Mas para isso é preciso possuir um gerenciamento de custos, identificando novas oportunidades.
Outro erro muito comum das corporações para “aumentar” sua lucratividade é aumentar o volume de vendas sem olhar para o controle de custo de produção. Quando o correto a se fazer é estabelecer uma margem de lucro e monitorar os gastos envolvidos no processo.
Tão fundamental quanto respirar é ter uma gestão de custos muito bem apurada, para que as empresas possam sobreviver de forma saudável. Conte com nós da LIMA & MENDES CONSULTORIA, fornecemos suporte aos nossos clientes com os serviços de Controladoria, contribuindo de forma significativa na gestão de negócios.
Comments